top of page

A DIALÉTICA DA BIOLOGIA – Ensaios marxistas sobre ecologia, agricultura e saúde

A Introdução do livro A DIALÉTICA DA BIOLOGIA – Ensaios marxistas sobre ecologia, agricultura e saúde, acompanhado de uma apresentação e de nota biográfica sobre seus autores, Richard Levins e Richard Lewontin, que disponibilizamos @s leitor@s em nossa Biblioteca Socialista é uma tradução do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da Universidade de São Paulo. Levins e Lewontin participaram ativamente nos movimentos Ciência para o Povo, Ciência para o Vietnã, Conferência para uma Nova Universidade, e de lutas contra o determinismo biológico, o racismo “científico”, o criacionismo e em apoio aos movimentos estudantis e contra a guerra. O site Cem Flores publicou um perfil biográfico de Lewontin, falecido em 4 de julho de 2021.


Trata-se, como indicado pelos autores na tradução publicada pela Expressão Popular em 2022, de uma coletânea de ensaios de diversas épocas que lida com o tema da condição dual das ciências. Para explicar o sentido da temática, nada melhor do que estimular a leitura das partes selecionadas e a aquisição futura da obra do que passar a palavra a eles:

Por um lado, a ciência é o desenvolvimento genérico do conhecimento humano ao longo de milênios, porém, por outro, é um produto cada vez mais mercantilizado da indústria capitalista do conhecimento. O resultado é um desenvolvimento peculiarmente desigual: crescente sofisticação ao nível do laboratório e de projetos de pesquisa, ao lado de uma também crescente irracionalidade do empreendimento científico em seu conjunto. Isso resulta em um padrão de discernimento e cegueira, conhecimento e ignorância, que não é ditado pela natureza, deixando-nos impotentes no enfrentamento dos grandes problemas que afligem nossa espécie.

Para continuar a ler acesse aqui.

Comentários


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

bottom of page