Leituras e reflexões sobre os sentidos do 25 de Abril: duas sugestões
Na postagem de ontem, 26 de abril, aproveitamos a publicação de uma Fotogaleria da exposição “Olhares de abril", no periódico Público, para destacar algumas imagens e apresentar um texto de autoria de Francisco Martins Rodrigues.
A propósito de conhecer com maior profundidade os sentidos do 25 de Abril de 1974 em Portugal vale ler o livro O futuro era Agora, disponível no site Marxists.org (acesse aqui).
Entretanto, pela extensão do texto e para viabilizar a leitura de acordo com o ritmo da vida cotidiana (ou seja, da falta de tempo), sugerimos a leitura do texto "25 de novembro: como a esquerda foi encurralada", também de autoria de Francisco Martins Rodrigues, que se encontra no final e leva o subtítulo de "Falar de abril".
Este último texto permite criar, imaginariamente, um diálogo com outro, que se pauta na avaliação do papel das esquerdas revolucionárias. Trata-se de "Portugal 1974: liquidação das conquistas democráticas", de Ernesto Martins (Erico Sachs), publicado originalmente na revista Marxismo Militante n. 2, 1976 e reproduzido pelo coletivo Centro de Estudos Victor Meyer (acesse aqui).
É um convite para o debate.
Comments